Página principal

De Inciti
Ir para: navegação, pesquisa

Wiki Inciti Participe!

Página para pesquisas e documentações. 
Tudo está em construção e em sua versão beta. 
Acreditamos que o conhecimento deve ser público, bem como os processos para a sua construção. 
Navegue pelo menu lateral ou pelos links abaixo.
Crie seu usuário no menu superior e colabore com as nossas pesquisas.
Bem vindo!Divirta-se!

Sobre InCiti

O InCiti - Inovação e Pesquisa para as Cidades é uma plataforma de pesquisa e desenvolvimento vinculada à Universidade Federal de Pernambuco - UFPE desde 2013 e tem o objetivo de incitar, junto com os diversos setores da sociedade, novos conhecimentos capazes de transformar, de um modo sustentável, a vida nas cidades. O InCiti conta com um conjunto de profissionais dos mais diversos campos do saber dos vários grupos de pesquisa da UFPE e de outras Universidades do Brasil e do Mundo.

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) tem, a partir do InCiti uma proposta prática de métodos para a atualização pedagógica nas pró-reitorias de pesquisa e extensão através das transversalidades entre as faculdades, no intuito de ampliar a produção acadêmica por meio de programas de extensão para pesquisadores de graduação e pós-graduação comprometidos com o desenvolvimento urbano, social e das tecnologias da inovação. A metodologia também busca abarcar pesquisadores com notório saber em áreas as quais a academia não possui similar em seus métodos científicos, como Mestres da Cultura popular ou Cientistas de Garagem.

Saiba mais sobre o InCiti

Projetos em Pesquisa e Desenvolvimento

Cidades Sensitivas

Pesquisa desenvolvida com apoio do Ministério da Cultura que tem por objetivo fornecer subsídios teóricos e práticos para o emprego de políticas de promoção de ocupações culturais em espaços e territórios urbanos. Aqui, entende-se por ocupação cultural todos os processos e ações colaborativas que investigam e propõem soluções inclusivas para o futuro dos espaços urbanos.

LabCEUs

O Programa Laboratórios de Cidades Sensitivas – LabCEUs, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura tem como missão a promoção da cidadania através de ferramentas do urbanismo emergente, de interações sociais e inovação tecnológica para ativar espaços de criatividade cidadã e produção colaborativa em 10 unidades dos Centros de Artes e Esportes Unificados - CEUs. Nesta perspectiva, os Laboratórios de Cidades Sensitivas têm como recorte o aprofundamento das ações de ocupações para gerar novos conhecimentos a partir de experiências em tecnologias digitais e sistemas dentro e fora dos CEUs. Essas práticas visam ainda, ampliar o sentido de tecnologia, de urbanismo e moradia para uma ciência em que as ruas e os equipamentos culturais se tornam plataformas abertas de compartilhamento e experimentação de ideias sustentáveis e de alterações sociais - [1]

Parque Capibaribe

O projeto do Parque Capibaribe representa um processo inovador de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) que promove uma nova relação das pessoas com o rio Capibaribe, criando condições para hábitos de vida saudáveis, através da valorização da natureza e da paisagem. Esta iniciativa é fruto de um convênio entre a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e o INCITI - Pesquisa e Inovação para as Cidades, grupo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O projeto consiste em implantar um sistema de mobilidade não-motorizada com passeios e ciclovias além de revelar paisagens do Rio Capibaribe com áreas de estar, passarelas e píeres para pequenas embarcações. O Parque Capibaribe propõe também plantio de árvores e aumento do solo permeável visando preparar a cidade para enfrentar os efeitos de mudanças climáticas. O Parque, que se estenderá por 30 km, todo o percurso do Rio Capibaribe, irá articular espaços públicos existentes em uma área de influência de 42 bairros e promover transformações para que Recife se torne uma Cidade-Parque capaz de oferecer novas oportunidades e maior qualidade de vida a seus habitantes. O Parque Capibaribe é o ponto de partida para que o Recife se torne uma Cidade-Parque em 2037, quando a cidade comemora 500 anos. O conceito Cidade-Parque que considera espaços públicos de qualidade que promovam o encontro entre as pessoas, o meio ambiente, reafirmando culturas locais e gerando novas oportunidades de transformações sociais e econômicas. [2].

Urban Thinkers Campus

O Urban Thinkers Campus do Recife reunirá soluções inovadoras para inclusão de jovens com foco no papel dos espaços públicos e da cultura de tecnologias abertas como catalisadores de oportunidades e mudança. Acreditamos que as cidades devem ser tratadas como redes de espaços de aprendizagem e que seu processo de planejamento e gestão deve ser pensado na perspectiva de uma Nova Agenda Urbana. O objetivo do UTC - Recife é criar uma narrativa urbana, partindo da cultura de tecnologias abertas e sob o conceito de Cidades como Territórios Inclusivos. O Campus Recife busca fomentar e aprofundar o debate sobre a Cidade Que Necessitamos (The City We Need), elaborando uma visão coletiva, cuja síntese será defendida durante a construção de uma Nova Agenda Urbana na Conferência Habitat III, evento organizado pela UN Habitat (Nações Unidas) e que acontecerá em outubro de 2016, na cidade de Quito, Equador.

Acreditamos na Massive Small Declaration

Publicações

Cidades Sensitivas I

Letters towards Habitat III

Relatório INCITI 2016

Em desenvolvimento

Escolas Criativas de Bairro - Pelo fim do extermínio da juventude negra

Peace Hack Camp - Hacking into peace

Cidades do Amanhã

Açöes de ação e ativação

Panorama INCITI/2016 - Levantamento de possibilidades

Fundação socioambiental CASA

No Freezer

Cooperação Inciti Liber - Termo de Cooperação entre Grupos de Pesquisa

Cooperação MIT - Cooperação com o Massaschutes Institute of Tecnologies

Parceria Neo Energia - Desenho do novo termo de cooperacao

Leituras e discussões

Grupos de Estudos

TI

Nuvem

Sobre o Wiki

Esta plataforma é um MediaWiki. Consulte o Manual de Usuário para informações de como usar o software wiki.

Formatação e Escrita