Urban Thinkers Campus

De Inciti
Ir para: navegação, pesquisa

Urban Thinker Campus - English

Arquivo:Utc.jpg

O Urban Thinkers Campus é uma iniciativa da World Urban Campaign da ONU-Habitat, concebido como um espaço crítico e aberto para a troca entre pessoas que acreditam na urbanização como oportunidade para uma transformação positiva das cidades, na perspectiva do desenvolvimento sustentável. É uma iniciativa destinada a simular soluções para o futuro urbano e construir um consenso entre os parceiros envolvidos com os desafios da urbanização. Partindo desse objetivo, os Urban Thinkers Campus - organizado pela WUC - fóruns, traz como tema central do debate a questão "The City We Need". Busca-se alimentar um debate global de forma aberta e transparente.

Nestes fóruns reunir-se-ão representantes de diversos grupos e organizações interessadas em compartilhar desafios urbanos e práticas emergentes, que podem contribuir positivamente para um novo paradigma urbano. Organizadores dos Urban Thinkers Campuses atuarão como catalisadores de propostas e recomendações para uma Nova Agenda Urbana, documento a ser redigido na Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III). Para uma abordagem inclusiva e participativa bem sucedida, os relatórios são elementos essenciais no processo de responder a questão "The City We Need".

Todos os eventos Urban Thinkers Campus serão documentados, e suas recomendações finais compartilhadas entre os parceiros da World Urban Campaign e grupos constituintes da General Assembly of Partners. Essa estratégia possibilitará um debate amplo e aumentará as possibilidades de consenso na definição de um documento final sobre o "The City We Need".


O que é ONU-Habitat III

Habitat III é a Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável, sediada em Quito - Equador, em outubro de 2016. Na resolução 66/207 e em consonância com o ciclo de bi-decenal (1976, 1996 e 2016), a Assembléia Geral das Nações Unidas decidiu convocar a Conferência Habitat III para revigorar o compromisso global de urbanização sustentável, focado na implementação de uma Nova Agenda Urbana, com base na Agenda Habitat de Istambul em 1996. A Conferência congratula-se com a participação de todos os estados-membros e relevantes partes interessadas, incluindo parlamentares, organizações da sociedade civil, governos regionais e locais, representantes municipais, profissionais e pesquisadores, universidades, fundações, mulheres e grupos de jovens, sindicatos, setor privado, organizações do sistema das Nações Unidas e organizações intergovernamentais. O Habitat III será a primeira cúpula mundial da ONU após a adoção da Agenda de Desenvolvimento pós-2015.

Depois dos dois encontros (1976 e 1996), tornou-se evidente que novas conquistas na área de desenvolvimento sustentável dependerão de como vamos gerir e orientar as formas de urbanização nas cidades:

  • A urbanização como uma fonte endógena de desenvolvimento;
  • Novos modelos urbanos são obrigados a enfrentar, de forma eficaz, o desafio das mudanças climáticas;
  • A urbanização como uma ferramenta para a promoção da igualdade e da integração social.

Urban Thinkers Campus Recife

O Urban Thinkers Campus propõe um debate sobre relato de questões e soluções inovadoras para a inclusão de jovens, com foco no papel dos espaços públicos e na cultura de tecnologias abertas como catalisadores de oportunidades e mudanças positivas. Acreditamos que as cidades devem ser vistas como redes de espaços de aprendizagem e que seu processo de planejamento e gestão deve ser abordado sob esta perspectiva em uma Nova Agenda Urbana. O nosso objetivo é criar uma narrativa urbana em tecnologias abertas focada nas cidades como territórios inclusivos. O campus irá contribuir com o processo da Cidade que Precisamos (The City We Need) com posições e recomendações sobre o espaço público diretamente para a Nova Agenda da Conferência Habitat III das Nações Unidas, que acontece em Quito (Equador), em 2016.